Sistema de Bibliotecas FGV comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Em 8 de julho, celebramos duas datas importantes para a ciência no Brasil: o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico.

Esse dia é dedicado a reconhecer a produção científica do país, incentivar o interesse pela ciência e divulgar o conhecimento científico para a sociedade.

A Importância da Ciência e do Desenvolvimento Científico

A Fundação Getulio Vargas (FGV) reconhece a importância da ciência e do desenvolvimento científico como pilares fundamentais para o progresso social e econômico. O compromisso da FGV com a ciência se reflete em seus programas acadêmicos, projetos de pesquisa e colaborações com instituições nacionais e internacionais, sempre visando fortalecer a base científica do país e contribuir para um futuro mais próspero e sustentável.

Ciência Aberta: Um Movimento em Expansão

Nos últimos anos, o movimento da Ciência Aberta tem ganhado destaque, promovendo a transparência, acessibilidade e colaboração na pesquisa científica. A Ciência Aberta visa democratizar o acesso ao conhecimento, permitindo que dados e resultados de pesquisas sejam compartilhados amplamente, beneficiando a sociedade como um todo.

A Biblioteca Digital da FGV: Facilitando o Acesso ao Conhecimento

O repositório institucional da Fundação Getulio Vargas (FGV) é uma plataforma essencial para a preservação e disseminação do conhecimento produzido pela instituição. Ele abriga uma vasta coleção de teses, dissertações, artigos científicos, relatórios de pesquisa e outros documentos acadêmicos, disponibilizando-os gratuitamente para a comunidade global.

Ao centralizar e organizar esses recursos, o repositório institucional não apenas facilita o acesso à pesquisa de ponta desenvolvida na FGV, mas também promove a transparência e a colaboração entre pesquisadores. Essa iniciativa permite que a produção científica seja amplamente compartilhada e utilizada para o avanço da ciência e da sociedade.

Participe do II Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais

Para reforçar o compromisso com a Ciência Aberta, a FGV sediará o II Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais nos dias 1 e 2 de agosto de 2024. O evento, organizado em parceria com Fiocruz/ICICT, Ibict e Redes Regionais de Repositórios Digitais, terá como tema "Ciência Aberta & Repositórios Digitais". Este encontro será uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e a valorização das instituições que mantêm repositórios digitais, além de destacar a importância do trabalho em rede.

Para participar, faça sua inscrição no link a seguir: https://evento.fgv.br/encontrorepositoriodigital_2024/

Tags:

Ciência Aberta, Biblioteca Digital FGV, Dia Nacional da Ciência, Dia do Pesquisador Científico, Repositório de dados abertos, Sistema de Bibliotecas FGV