Biblioteca de Brasília: Política de Desenvolvimento de Coleções

Introdução

A política de desenvolvimento de coleções da Biblioteca de Brasília, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é o instrumento formal onde são definidos critérios para a composição do acervo otimizando a utilização dos recursos financeiros disponíveis, de acordo com os interesses de seus usuários e objetivos da Instituição. Dessa forma a coleção cresce de maneira equilibrada tanto na qualidade quanto na quantidade.

É necessário, também, que se estabeleça critérios claros e precisos de desenvolvimento do acervo através da seleção, aquisição e descarte de material.

A Política de aquisição e expansão do acervo da Biblioteca de Brasília possui diretrizes de aquisição pautadas em compra e doação.

Sua elaboração é de responsabilidade da equipe da Biblioteca de Brasília, e expressa o interesse comum da FGV/DF.

Objetivo

Possibilitar a formação de coleções de acordo com os objetivos da instituição e a disponibilidade de recursos financeiros, permitindo e propiciando um processo de seleção sistematizado e consistente, um crescimento racional e equilibrado das diferentes áreas do acervo que deem suporte ao ensino, pesquisa e extensão, visando:

- Controle patrimonial do acervo;

- Aplicação e distribuição dos recursos financeiros disponíveis;

- Estabelecimento de normas para seleção e aquisição de material bibliográfico;

- Determinação de critérios para duplicação de títulos (quantidade de exemplares);

- Estabelecimento de formas de intercâmbio de publicações;

- Traçar diretrizes para avaliação das coleções e descarte.

Formação do acervo

A Biblioteca, observando os seus recursos orçamentários, deverá adquirir qualquer tipo de material bibliográfico: impresso, digital, gráfico, audiovisual e multimídia para atendimento à comunidade FGV-DF. Estes materiais deverão atender as seguintes necessidades:

- Suprir os programas de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV/DF;

- Dar apoio aos programas de pesquisa e extensão das Escolas.

Desenvolvimento de coleções

Desenvolvimento de coleções engloba várias atividades.

 

Seleção

Consiste na escolha dos materiais bibliográficos, que irão compor a coleção. A responsabilidade pela formação do acervo é da equipe da Biblioteca de Brasília e dos professores FGV/DF. Os custos referentes à aquisição, são de responsabilidade de cada Escola e da Biblioteca de Brasília.

Para seleção devem ser considerados os seguintes critérios:

• Falhas na coleção ou exemplares extraviados;

• Inexistência da obra na biblioteca ou necessidade de duplicação;

• Atualidade da obra;

• Estado de conservação da obra.

Sugerimos que o professor consulte o acervo da Biblioteca periodicamente para verificar o que já existe em sua área e suas particularidades (principais autores) observando sempre a quantidade já disponível para empréstimo.

Fontes utilizadas

  • Bibliografias gerais e especializadas;
  • Catálogos, listas e propagandas de editores e livreiros;
  • Editoras;
  • Sugestões de Usuários (professores, alunos e funcionários da FGV/Brasília)

Aquisição

Compreende a compra e doação de materiais bibliográficos.             

A compra de qualquer tipo de material bibliográfico: impresso, gráfico, audiovisual e multimídia para atendimento à comunidade FGV/DF, para fins de manutenção, atualização e expansão do patrimônio institucional é realizada pelo Setor de Desenvolvimento de Coleções (SDC) com a autorização da direção do Sistema de Bibliotecas da FGV.

As solicitações podem ser feitas pessoalmente no SRC (Setor de Referência e Circulação) ou, no caso das Coordenadorias dos Cursos da FGV/DF, por e-mail enviado diretamente para o SDC.

As solicitações de aquisição podem ser feitas por:

- Coordenadores e/ou professores dos cursos de graduação. Deverão constar: a informação de quantidade de exemplares (observando portaria vigente do MEC), e do Centro de Custos por onde deverá ocorrer a despesa;

- Coordenadores e/ou professores dos cursos de pós-graduação. Deverão constar: a informação de quantidade de exemplares em se tratando de livros, e do Centro de Custos por onde deverá ocorrer a despesa;

- Alunos da FGV/DF - Estas solicitações deverão ser submetidas à avaliação da equipe da Biblioteca da FGV/DF e/ou do coordenador da Escola onde estejam matriculados, e ainda da disponibilidade de recurso financeiro;

- Funcionários da FGV/DF - Estas solicitações dependem da avaliação da equipe da Biblioteca da FGV/DF, e da disponibilidade de recurso financeiro.

Prioridades na aquisição:

- Cursos que serão avaliados pelo MEC;

- Cursos com baixa avaliação pelo MEC, no tocante a material bibliográfico;

- Cursos que terão renovação reconhecida;

- Cursos recém-criados;

- Ampliação e melhoria nos serviços de informação.

Doação

Doações solicitadas pela Biblioteca de Brasília

Sempre que possível, doações são solicitadas, principalmente publicações não comercializadas e governamentais.

OBS.: No caso de títulos de periódicos, antes de solicitar doação, verificar se já possui “acesso livre”

Doações oferecidas à Biblioteca de Brasília

Materiais recebidos como doações, sem solicitação antecipada, serão submetidos à avaliação do SRC e, havendo dúvidas será solicitada orientação de especialistas da FGV/DF;

O doador deverá ser notificado que o material poderá ser ou não incorporado, devido às normas internas de avaliação. Caberá à Biblioteca a decisão de incorporar este material ao acervo, repassá-lo a outras instituições ou usuários;

Após avaliação do SRC, as obras serão encaminhadas ao SDC, para serem incorporadas ao acervo ou repassadas a outras Instituições ou usuários. Critérios para seleção do material doado:

• Livros - Indicação do título em bibliografias;

- Quantidade de exemplares já existentes no acervo; - Condição física do material;

- Procura pelo assunto pela Comunidade FGV;

 - Importância/relevância do autor e conteúdo para Comunidade FGV.

• Periódicos - Existindo o título no acervo, verificar necessidade de completar a coleção;

- Não existência do título no acervo, observar relevância do conteúdo para Comunidade FGV, e se já possui acesso livre;

- Indicação do título em bibliografias.

Atualização e Expansão do acervo

A política de atualização e expansão do acervo da Biblioteca de Brasília objetiva a ampliação e melhoria na prestação de serviços e informações. Está fundamentada na análise semestral da bibliografia dos cursos de graduação e pós-graduação, e na avalição de docentes e discentes.

A biblioteca trabalha alocando os recursos disponibilizados pela instituição para investimentos na ampliação e atualização do acervo.

Para o processo de seleção e aquisição, orienta-se verificar os seguintes critérios:

  • Aquisição: os recursos para aquisição de materiais para a biblioteca serão determinados de acordo com a disponibilidade orçamentária das escolas. A expansão do acervo se realizará através de compra e doação.
  • Seleção quantitativa: os cursos de graduação e pós-graduação em processo de implantação, reconhecimento, credenciamento ou recredenciamento, deverão seguir as indicações das escolas de acordo com o número de alunos matriculados.

Parâmetros

  • Bibliografia Básica (livros nacionais e importados): de acordo com a indicação das escolas;
  • Bibliografia Complementar (livros nacionais e importados): de acordo com a indicação das escolas;
  • Coleção de referência: deverá ser atualizada com frequência em função das características próprias do material, ou seja, de acordo com a periodicidade;
  • Periódicos (impressos e eletrônicos): O acervo deverá ser composto por periódicos que fazem parte das bibliografias (básica e complementar) dos cursos disponíveis ou em fase de implantação; são obras indicadas pelos coordenadores dos cursos para complementar e/ou ampliar o acervo. Deverá ser feita avaliação anual pelos coordenadores de cursos, para que aconteça à renovação dos títulos. Quanto aos periódicos eletrônicos será preciso avaliar a facilidade de acesso simultâneo e a qualidade de cobertura da assinatura;
  • Multimeios: observar o ajuste do formato físico em relação ao conteúdo do material e a presença e disponibilidade de equipamentos necessários para sua utilização.

Descarte

Consiste em um processo pelo qual o material bibliográfico, após avaliação pelo SRC, é retirado da coleção circulante para ser doado a outras instituições ou ser eliminado do acervo.

Deverá ser precedido de uma avaliação criteriosa, verificando a relevância da obra para o acervo, ou se a publicação está esgotada, definindo desta forma a possibilidade de substituição ou recuperação.

Critérios para descarte:

- Sem Interesse para Biblioteca de Brasília;

- Publicação cujo conteúdo não atenda ao perfil da coleção e/ou instituição;

- Cópia sem prévia autorização do autor ou editor (observando direito autoral);

- Duplicata – Quantidade excessiva de exemplares;

- Perdido – Exemplar não encontrado no acervo;

- Danificado – Exemplar sujo, infectado, deteriorado ou rasgado (sem possibilidade ou necessidade de reposição);

- Desatualizado – Conteúdo defasado;

- Disponível Online – Publicações com “acesso livre”.

Reposição

Quando necessário, a reposição de obras será solicitada pela equipe do SRC, e ocorre quando obras estão extraviadas, danificadas ou que estejam deterioradas e/ou desatualizadas. Critérios para reposição:

- Demanda do título;

- Número de exemplares existentes;

- Existência de títulos mais atualizados no mercado;

 Avaliação da coleção

 A Biblioteca de Brasília procederá à avaliação do seu acervo sempre que necessário, empregando métodos quantitativos e qualitativos, observando: Índice de utilização do acervo pelos usuários, quantidade e publicações solicitadas por empréstimo, condições físicas dos materiais e capacidade das instalações da Biblioteca de Brasília.

Revisão e alteração da Política de Desenvolvimento de Coleções

Esta Política deverá ser revisada a cada ano, ou sempre que se fizer necessário, garantindo adequação à comunidade FGV/DF e aos obje