Apresentação
A Biblioteca de Brasília faz parte do Sistema de Bibliotecas FGV (FGVSB) e conta com um acervo composto por 5553 títulos e 10474 exemplares, com destaque nas áreas de administração, gestão e economia. Oferece espaço de estudos individual com 32 lugares, duas salas de estudo em grupo equipadas com televisão, guarda-volumes, terminais de consulta adaptados para atender pessoas com deficiência e ambiente com iluminação de led, ideal para leitura.
O Sistema informatizado de Gerenciamento de Bibliotecas utilizado é a SOPHIA, que contempla as principais funções de uma Biblioteca, com acesso a consultas, empréstimos e reservas via Web. O Sistema de Bibliotecas FGV (SBFGV) encontra-se no site http://sistema.bibliotecas.fgv.br/. Na página inicial pode-se encontrar: versão móbile dos catálogos; busca em todo o portal da FGV; formas de acesso; informações com relação a recursos de pesquisa, fale conosco, acesso rede FGV; biblioteca digital com periódicos, revistas, e-books, repositório de dissertações, papers; base de dados; periódicos científicos de A-Z; catálogos das bibliotecas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Digital, dentre outras informações e serviços. A Biblioteca faz parte do sistema COMUT, que permite a obtenção de cópias de documentos técnicos-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. As bases de dados estão disponíveis a todos os usuários que estejam utilizando um computador conectado à rede interna. Além disso, a biblioteca disponibiliza acesso remoto as bases do Sistema de Bibliotecas/FGV por proxy através de login e senha de rede FGV.
No seu Portal, o Repositório FGV de Periódicos e Revistas (http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/index/about), hospeda todas as publicações periódicas produzidas pela FGV e oferece acesso livre ao conteúdo integral dos artigos nelas publicados. Além das assinaturas de periódicos, há acesso aos periódicos e publicações da CAPES. A biblioteca conta com 288 bases de dados on-line para pesquisa. As principais disponíveis são: Periódicos Capes, Jstor, Ebsco, Heinonline, International Encyclopedia of the Social & Behavioral Science, Statista Minha Biblioteca, Pearson, Bloomberg e RT online.
A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:45, para usuários internos (corpo discente, docente, funcionários e ex-alunos da FGV), e, das 10:00 às 15:00, para usuários externos. Aos sábados, das 08:30 às 12:30, apenas para usuários internos. A consulta ao acervo é de livre acesso aos usuários internos.
O pessoal técnico-administrativo da biblioteca é composto por profissionais com formação na área de Biblioteconomia e está sob a responsabilidade da bibliotecária Silvânia Gomes Lopes (CRB 1/3519). A biblioteca realiza as atividades de Processamento Técnico, de Referência e Circulação, Desenvolvimento de Coleções e Apoio Administrativo. Possui regulamento e regimento próprios, bem como normas para utilização de seus espaços e serviços, disponíveis em seu site (https://sistema.bibliotecasdf.fgv.br/df_reg_bib). Dispõe de meios de comunicação com os usuários através da caixa de sugestão, aba “fale conosco” na página do FGVSB na internet, e-mail, telefones e chat.
Os serviços da biblioteca abrangem: Consulta local, empréstimo domiciliar, empréstimo entre bibliotecas (EEB); renovação, reserva, devolução; Caixa de devolução; Comutação bibliográfica; circulação de periódicos, serviço de cópias; ficha catalográfica; orientação bibliográfica.
A Biblioteca oferece um Ambiente de Acessibilidade e Tecnologia Assistida - iniciativa que indica o compromisso social da FGV no atendimento não somente à sua comunidade, mas também aos demais segmentos da sociedade. Desta forma, disponibiliza mesa ergonômica especial para cadeirantes, computador equipado com monitor de 23 polegadas, teclado ampliado e com software leitor de tela (DosVox, NVDA e JAWS) que se destinam a facilitar o acesso de deficientes visuais aos computadores. O espaço conta também com um Ampliador de Caracteres Automático (myReader 2) que amplia as letras, projeta e dá acessibilidade para quem tem baixa visão e um Digitalizador e Leitor Autônomo (POET COMPACT2+) que transforma o texto impresso em voz, sem uso do computador.
A Fundação Getulio Vargas implantou a sua Biblioteca Digital FGV (BD) com o objetivo de preservar e promover a visibilidade nacional e internacional de sua produção científica, assim como atender à recomendação MEC/CAPES de integrar os sistemas de informação de teses e dissertações em meio eletrônico de acesso aberto. A BD é composta pelo Repositório de TesesDissertações-Objetos digitais (DSpace@FGV) e o Repositório de Periódicos e Revistas da FGV (OJS@FGV). No DSpace@FGV estão textos, imagens, arquivos de áudio ou vídeo ou qualquer outro conteúdo digital, organizado em “comunidades” que se dividem em sub-comunidades e podem conter diversas coleções de documentos. No OJS@FGV estão os periódicos científicos e revistas da FGV que são disponibilizados online com acesso aos textos completos dos artigos.
A Biblioteca tem uma política de desenvolvimento de coleções que busca atender às solicitações do corpo docente, discente e de pesquisadores, bem como a dos próprios bibliotecários, que sugerem a aquisição de publicações, identificando lacunas a partir do atendimento ao leitor ou em função da pesquisa nos instrumentos de busca (catálogo de editoras, internet, etc.). A aquisição de publicações se dá tanto por recursos definidos na previsão orçamentária anual da FGV quanto por dotações oriundas de projetos de docentes e pesquisadores.
Toda Comunidade FGV tem acesso irrestrito ao acervo e aos serviços da Biblioteca de Brasília.
Missão
Gerenciar a informação e dar suporte aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores da FGV / Brasília.